sexta-feira, 23 de maio de 2008

ARROZ DE PUTA POBRE

O tradicional mesmo, em Goiás, é o arroz de puta pobre, uma receita que junta arroz, provavelmente sobras, e também sobras de carne e de feijão. Nesta geração, o arroz ficou rico e muito saboroso, transformando-se num prato requintado para figurar nas mesas de ocasiões felizes.

Mas eu não vou negar que o que me incitou mesmo a reproduzir esta receita da região Centro-Oeste do Brasil , que eu achei no Viagem Gastronômica através do Brasil, de Caloca Fernandes, foi o nome do prato. Não, fala pra mim: Arroz de Puta Rica não é o máximo? Nem conto para vocês o tanto de personagens maravilhosas que desfilaram pela minha fértil imaginação: donas de puteiros famosas pela maravilhosa comida servida em suas casas de luz vermelha... homens casados que ao serem flagrados saindo dos tais antros de perdição, iam logo explicando que só foram ali para comer o arroz de puta rica de Madame Beatriz, e coisas que tais. Mas antes que eu comece a viajar nas tais coisas que tais, vamos à receita...

Numa panela grande reduza um pedacinho de bacon picado em 2 colheres de sopa de azeite de oliva, mexendo até dourar. A receita original não manda, mas é claro que eu coloquei cebola em pétalas nessa hora também. Junte 1 linguiça fresca em rodelas, umas 2 coxas com sobrecoxas de frango cortadas à passarinho (previamente temperadas), e uns 300g de carne do sol demolhada em cubos. Mexa sempre, refogue bem, e agora entre com os defumados: 1 linguiça defumada, umas 6 costelinhas de porco e 3 dentes de alho amassados (só agora). Deixe fritar, junte 3 xícaras de arroz agulinha lavado e escorrido (eu taquei um bocadinho de açafrão nessa hora também) e refogue por uns 3 minutos, mexendo sempre!

Cubra com água fervente, tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela parcialmente e cozinhe em fogo brando até que as carnes estejam macias.

Por fim, junte 1 lata de milho cozido no vapor, 1 pote pequeno de palmito cortado em cubos (eu usei de açaí, mas prefiro pupunha), 1 xícara de ervilha fresca, 1/2 xícara de azeitona verde e 1/2 xícara de passas. Misture delicadamente com um garfo e sirva quente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog